Coordenador

 

John Wilkinson

Possui graduação da - University of Bristol (1965), mestrado da - University of Liverpool (1977), doutorado do Dept de Sociologia pela Universidade de Liverpool (1982) e Pós Doutorado em Sociologia Econômica pela Universidade de Paris XIII (1995). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Pesquisa na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Economica, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema agroalimentar, novos mercados de qualidade, consumo e mercados e movimentos sociais. 

 

Lattes

Participantes

 

André

Luís Funcke

Mestre em Gestão Estratégica em Negócios com ênfase em agronegócio pela UFRRJ. Possui graduação em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e especialização em Marketing pelo IAG da PUC-RJ. Atualmente é sócio gerente da BRIX PACE Comércio e Assessoria em Serviços Ltda. e professor na Universidade Estácio de Sá na área de Gestão Estratégica de Negócios, Pesquisa de Mercado e Análise econômica de Projetos . Tem experiência na área de Comércio Internacional, com ênfase em exportação de alimentos e adequação de produtos alimentícios para a exportação. Atua também como consultor do Sebrae nas áreas de desenvolvimento regional, comércio exterior e agronegócio e como pesquisador na área de desenvolvimento territorial e padrões de qualidade de alimentos. Atualmente cursando Doutorado no CPDA - UFRRJ, na linha de pesquisa Instituições, Mercados e Regulação, com tema relacionado à análise de cadeias produtivas agroindustriais transnacionais.

 

Lattes

Anna Lopane

Possui graduação em cooperazione e sviluppo locale e internazionale pela ALMA MATER STUDIORUM UNIVERSITA di BOLOGNA(2008) e mestrado em cooperazione internazionale pela ALMA MATER STUDIORUM UNIVERSITA di BOLOGNA(2010). Atualmente é Assistente de pesquisa da CPDA UFFRJ. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO INTERNACIONAL.

 

Lattes

Gilberto Carlos

Cerqueira Mascarenhas

Post Doutor em Signos de Qualidade na França em 2011 - CIRAD/UMR-Innovation Montpellier. Doutor em Desenvolvimento e Agricultura, mestre em Economia Rural, especialista em Desenvolvimento Regional e graduado em Engenharia Agronômica .Trabalha no Ministério da Agricultura, no Serviço de Política e Desenvolvimento Agropecuário. Membro do Núcleo de Pesquisa "Mercados, Redes e Valores, da UFRRJ/CPDA e CNPq. Na área de ensino atua em disciplinas voltadas para metodologia de pesquisa, comercialização e marketing, economia dos recursos naturais, redes sociais e propriedade intelectual. Desenvolve ações de pesquisa e extensão nas áreas de desenvolvimento sustentável, produção familiar, comércio justo, economia solidária, associativismo, indicações geográficas, produtos orgânicos e agroecológicos, estudos de mercado e comercialização, análise de redes sociais e diagnóstcos rurais participativos.

 

Lattes

Paulo Rodrigues Fernandes Pereira

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987) e MBA em Marketing pelo IAG/PUC/RJ (1992) e Mestrado em Gestão Estratégica de Negócios pela UFRRJ (2009). Atualmente é professor da Universidade Estácio de Sá, Coordenador Geral da Teoria & Talento Empresa Junior em Administração da Universidade Estácio de Sá UNESA, socio gerente da Brix Pace Comércio e Serviços em Assessoria Empresarial Ltda, sócio fundador da ONG Work for World Brasil e da Associação de Produtores Rurais de Guaratiba - Rural Guaratiba. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Negócios Internacionais, Agronegócio e Responsabilidade Socioambiental. É Membro titular do Conselho Fiscal da Rural Guaratiba e Diretor financeiro da Work for World, filial Brasil.

 

Lattes

Zina Angelica

Caceres Benavides

É doutora em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade, da área de Estudos Internacionais Comparados pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2005), e tema de tese Analise da Cadeia de Valor Global da Quinoa, Bolívia-Peru. Atualmente é Professora do departamento de economia da Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilheus Bahia e coordenadora do programa de doutorado DINTER/UESC-cpdaUFRRJ e vice-coordenadora do Programa de Incubadoras PIEES. Está especializada nos temas do Sistema agroalimentario, agronegocio, analise de cadeias, inclusão/exclusão dos pequenos produtores ao mercado global. E na abordagem da Sociologia econômica sobre os Mercados agroalimentarios de Qualidade especifica (comercio justo/economia solidaria, mercado orgânico, nutraceuticos e indicação geografica), integra os grupos de pesquisa "Desenvolvimento Territorial e Multifuncionalidade" e "Mercado, Redes e Valores" ambos do CNPq. Seu mestrado (1998) foi em Planejamento, Politicas Agrícolas para America Latina e Caribe do CPDA/UFRRJ. Sua dissertação abordou as formas de articulação dos pequenos produtores peruanos à agroindustria, relacionando os temas de desenvolvimento rural, agroindustria peruana, custos de transação, politica econômica e modelos macroeconomicos. Possui formação em economia pela Universidad Nacional Mayor de San Marcos (1990) de Lima Peru.

 

Lattes

Adriana Luiz

de Souza

Possui graduação em Direito pelo Fundação Educacional Dom André Arcoverde - Valença(1996), graduação em Laurea Triennale in Culture e Diritti Umani pela Universidade degli Studi di Bologna - Facoltà di Scienze Politiche(2005), doutorado em Economia e Politica Agraria ed Alimentare pela Alma Matter Studiorum Università di Bologna(2013), ensino-fundamental-primeiro-graupela Escola Municipal Andrade Neves(1984), ensino-médio-segundo-grau pelo Colégio Estadual Theodorico Fonseca(1989) e aperfeicoamento em Cooperazione Int. e Poltiche Intervento in PVS pela Alma Mater Studiorum Universià di Bologna - Facoltà di Scienze Politiche(1998). Atualmente é Estudante da ALMA MATER STUDIORUM UNIVERSITA di BOLOGNA. Atuando principalmente nos seguintes temas:Indicaçao Geografica, desenvolvimento rural, Vale do Paraiba Fluminense, café, identidade e patrimonio cultural e produtos típicos.

 

Lattes

Maria de

Fátima Ferreira

Portilho

Professora Adjunta IV do CPDA (Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade), da UFRRJ. Doutora em Ciências Sociais pela UNICAMP (2003), com Doutorado Sandwich na Oxford University (2002). Mestre em Psicossociologia das Comunidades e Ecologia Social pelo Programa EICOS/UFRJ (1997). Atuou como Professora Visitante na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC - Ilhéus/BA), na Universidad Nacional del Sur (UNS - Bahia Blanca/Argentina) e na Wageningen University (Holanda). Suas áreas de interesse são Sociologia Ambiental, Sociologia do Consumo e Sociologia da Comida. Como docente, vem ministrando disciplinas nas áreas de Teorias Sociais Contemporâneas e Sociologia do Consumo. Como pesquisadora, vem desenvolvendo pesquisas na área de sociologia ambiental, sociologia do consumo, sociologia do risco, ambientalização e politização do consumo e da vida cotidiana, consumo alimentar, cultura política e movimentos sociais (ambientalismo e movimento de defesa dos consumidores). É uma das líderes do Grupo de Estudos do Consumo e membro do Núcleo de Pesquisa Mercados, Redes e Valores , ambos registrados no CNPq. Sócia-fundadora da "Associação Nacional de Estudos do Consumo" e Secretária-Executiva da mesma associação (2012-2014). Autora do livro "Sustentabilidade ambiental, consumo e cidadania" (Cortez, 2010 - 2a Edição) e organizadora, junto com Lívia Barbosa e Letícia Veloso, do livro Consumo: cosmologias e sociabilidades (Mauad/EDUR, 2009), além de artigos em periódicos nacionais e internacionais.

 

Lattes

Miriam Aguiar

Barbosa

                Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), mestrado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998), doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade de São Paulo (2006) e atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutorado no CPDA, UFRRJ. Trabalhou como coordenador de curso e professor da Faculdade Promove de Minas Gerais e como professor dos cursos de Pós-graduação em Gestão de Marketing e de Pós-graduação em Gestão Gastronômica e Hoteleira do Núcleo de Pós-graduação do Senac-MG. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Pesquisa e Consumo.Tem experiência na área de Gestão Cultural, especialmente na produção de eventos e assessoria de imprensa.Tem grande conhecimento do mercado de vinhos, tema de suas pesquisas de doutorado e pós-doutorado e de suas mais recentes publicações.

 

Lattes

Patricia Pereira

Peralta

Pós-doutora em Estudos Culturais pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea - UFRJ. Doutora em Artes Visuais pela UFRJ e Mestre em História da Arte pela UFRJ, a pesquisadora tem trabalhado com áreas afetas à propriedade intelectual (marcas, desenhos industriais e indicações geográficas) e ao patrimônio imaterial. Iniciou seu contato com a propriedade industrial através da divisão de desenhos industriais do Instituto Nacional da Propriedade Industrial, ainda como celetista. Já concursada, começou a trabalhar com a área de marcas no mesmo Instituto. Desde 2007, está atuando como professora permanente do Mestrado Profissional do INPI, coordenando as disciplinas de Proteção e Gestão de Marcas e Proteção do Patrimônio Imaterial. Além disso, a pesquisadora vem orientando trabalhos nos campos de marcas, indicações geográficas e desenho industrial. Como professora colaboradora do Mestrado Profissional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico - IPHAN, vem coordenando e ministrando, em conjunto com a professora Carla Belas, a disciplina Patrimônio e Propriedade Intelectual.

 

Lattes

Katianny Gomes Santana Estival

Doutora em Ciências Sociais, Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade, CPDA, UFRRJ, Professora Assistente e Pesquisadora da Universidade Estadual de Santa Cruz - Ilhéus/BA, no Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis. É líder do grupo de pesquisa sobre as Construções Sociais dos Mercados de Qualidade nos Sistemas Agroalimentares. Experiência na área de Administração com ênfase em gestão de projetos, atuando principalmente nos seguintes temas: mercados de qualidade do cacau, pobreza rural, sustentabilidade em cadeias produtivas e construções sociais dos mercados nos sistemas agroalimentares.

 

Lattes

Lavinia

Davis Rangel

Pessanha

Possui Graduação em Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), Mestrado e Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro [(1993) e (1998)]. É pesquisador titular da Escola Nacional de Ciências Estatísticas, onde atua como professora e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais e no Curso de Especialização em Análise Ambiental e Gestão do Território. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, segurança alimentar, trangênicos e biotecnologias, indicadores sociais e econômicos, configurações familiares e animais de estimação.

Lattes

 


© 2013 -Todos os direitos reservados